No nosso post hoje queremos falar sobre ferramentas elétricas, aquelas que funcionam através de corrente elétrica ou a bateria. Desde que chegaram às nossas vidas, essas ferramentas tornaram-se essenciais no dia a dia de qualquer profissional.

De seguida, falaremos das vantagens das ferramentas elétricas, os tipos mais comuns de ferramentas e mostraremos uma variedade de ferramentas e consumíveis da Blinker. Continue a ler!

Vantagens das ferramentas elétricas

São muitas as vantagens das ferramentas elétricas sobre as ferramentas manuais, aqui estão algumas:

  • Velocidade: graças à potência elétrica e a uma maquinaria afinada, a velocidade no trabalho permite-nos terminar a tarefa antes. Quando as horas são limitadas, ter o pedido do cliente pronto é de vital importância
  • Precisão: De pouco vale ir mais rápido se o trabalho acabado for mau. Portanto, velocidade e precisão equilibram-se e complementam-se.
  • Segurança: As ferramentas elétricas incorporam sistemas de segurança para evitar acidentes. A segurança complementa-se, do lado do usuário, com proteções como luvas e máscaras.
  • Potência: podemos usar materiais mais rígidos, densos ou impossíveis de manipular manualmente. Além disso, o projeto das obras é aumentado: de um buraco em cimento para a perfuração em uma estrada pavimentada.

Ferramentas Elétricas Profissionais

Quando pensamos em nomes de ferramentas, muitas das que vêm à mente são ferramentas elétricas. Queremos ver hoje as ferramentas que não podem faltar no trabalho de um profissional dedicado ao sector industrial e ao sector automóvel. Vamos lá!

Rebarbadora 

O que é uma rebarbadora? Que caracteristicas são as mais importantes numa rebarbadora? Que rebarbadora é a mais adequada para cada trabalho? Estas são algumas das perguntas que tentaremos responder nas seguintes linhas.

  • O que é uma rebarbadora?

Uma rebarbadora é uma ferramenta elétrica muito útil e versátil, que consiste em um motor elétrico com um mecanismo em que gira um eixo em altas rotações. A este eixo é anexado um disco  com o fim de realizar várias tarefas.

Os seus usos mais comuns são: corte, decapagem, lixamento, polimento e afiação de todos os tipos de materiais.

  • Coisas para se lembrar antes de comprar uma rebarbadora

Deve escolher entre uma rebarbadora angular ou recta. A primeira é a mais utilizada, pois é uma ferramenta mais universal que nos serve para uma maior variedade de aplicações. Por outro lado, a rebarbadora reta é mais adequada para trabalhos mais precisos, em locais de difícil acesso, para trabalhos exclusivos de lixamento ou afiação, etc.

Outro fator a ter em conta é o diâmetro do disco a ser usado. Diferenciamos entre mini-rebarbadoras, quando o disco tem 115 mm ou 125 mm de diâmetro, e rebarbadoras grandes quando têm a capacidade de colocar um disco de 230 mm de diâmetro no seu eixo.

A potência é importante para optar por uma rebarbadora ou outra. É um elemento que determina a capacidade de trabalho da rebarbadora. Quanto mais watts «W» tiver, mais capacidade de trabalho terá e, portanto, maior adaptação a diferentes materiais.

Por fim, as rebarbadoras profissionais são ferramentas projetadas para trabalhar por muitas horas e com altos níveis de exigência. É importante adquirir um modelo de rebarbadora de acordo com o trabalho que vamos realizar e com o uso que lhe vamos dar.

Decapador térmico 

A ferramenta elétrica conhecida como decapador térmico, é um utensílio de uso generalizado que funciona a temperaturas muito altas. Entre as suas funções mais comuns estão as seguintes:

  • Estanhar metal
  • Soldar tubos de plástico
  • Descongelar tubo de água em áreas de temperaturas muito baixas
  • Remover adesivos ou vinilos
  • Remover os materiais de colagens
  • Afrouxar as porcas enferrujadas
  • Enceramento de madeira
  • Retirar tintas
  • Etc.

Chave de impacto 

Uma chave de impacto elétrica é uma ferramenta com uma chave de tubo desenhada para proporcionar uma alta potência de torque com o mínimo de esforço por parte do usuário.

As chaves de impacto estão disponíveis em todos os tamanhos de chaves standard, desde ferramentas pequenas de ¼ «para desmontagens pequenas, até discos quadrados de até 3½» para construções maiores.

Polidora 

O uso de uma polidora é indicado para corrigir ou eliminar a pintura de um veículo, total ou parcialmente. As polidoras não eliminam apenas danos e defeitos de pintura, como arranhões, também realizam o brilho durante o acabamento final.

  • Tipos de polidoras

Existem basicamente dois tipos de polidoras elétricas: polidora rotativa (ou circular) e polidora de dupla ação (ou orbital). A diferença fundamental entre um tipo e o outro é dada pelo modo de rotação do polidor e é o que dá o nome a cada máquina.

Nos polidores rotativos a almofada gira sobre o seu eixo em um círculo (daí o nome «circular») e a velocidade é medida em rotações por minuto. O contrário acontece nas outras polidoras de ação dupla, o bloco não só gira em uma forma circular, mas também oscila (daí o nome «dupla ação»: gira e oscila) descrevendo órbitas elípticas (daí o nome «orbital») e a velocidade é medida em oscilações por minuto.

As polidoras rotativas foram as primeiras máquinas usadas para polir a carroceria de veículos e ainda são amplamente utilizadas. O fato de a almofada descrever um movimento puramente circular permite uma distribuição mais uniforme dos abrasivos de corte e, portanto, torna a máquina um instrumento extremamente flexível para a correção da tinta.

Como vantagem adicional, as polidoras rotativas podem usar esponjas de espuma e de lã. As últimas têm uma capacidade de corte muito maior, razão pela qual devem ser usadas com cuidado, mas ao mesmo tempo fazem da máquina a ferramenta necessária para eliminar completamente arranhões profundos.

Serras 

Quando pensamos em uma ferramenta para cortar madeira, é impossível não pensar em uma tico-tico ou serra circular. Ambas, além de serem ferramentas elétricas de carpintaria, cortam diferentes tipos de materiais, como madeira, cartão, chapa, aglomerado, couro, cortiça, plástico, metal, etc.

  • Tipos de serras

No post de hoje, queremos falar sobre a serra tico-tico e a sua contraparte circular.

A tico-tico é uma ferramenta de corte elétrica que permite que certos materiais sejam cortados com precisão, com cortes retos, curvos ou biselados, dependendo da lâmina usada. Geralmente é usado de uma maneira mais artística do que outras serras que apenas cortam linhas retas.

Os cortes feitos por esta ferramenta elétrica dependem da lâmina que é usada. Os dentes grandes dão um corte alternativo e são usados para madeira e derivados, de até 60mm. Aqueles com dentes médios oferecem um corte mais fino e preciso e são adequados para todas as madeiras e chapas. Com uma lâmina de corte reta, elas podem cortar metais ferrosos. As lâminas de dentes finos permitem cortar curvas acentuadas em madeiras com corte fino. Aqueles com dentes muito finos cortam materiais macios e não ferrosos e, finalmente, as lâminas de dentes extrafinas são usadas para cortar metais.

As tico-tico são compostas de um motor elétrico, com diferente potência dependendo do modelo, e possuem uma lâmina com movimento oscilante de cima para baixo. Geralmente são serras de mão. Os primeiros puzzles da história foram feitos com este tipo de serras e foram chamados de serras de rolagem.

Por outro lado, uma serra circular, como o nome indica, é uma ferramenta usada para cortar ou corrigir diferentes tipos de materiais. É constituído por uma armação metálica que comporta um cortador circular ou lâmina de serra, também de metal, que é responsável pelo corte de materiais, pela ação de um motor de grande potência que proporciona velocidade superior a 3.000 rpm.

Berbequim 

Quando falamos de berbequins, estamos a falar de uma das ferramentas elétricas portáteis com maior presença em todos os tipos de ambientes profissionais de obras e reformas. Portanto, hoje vamos falar sobre os tipos mais comuns de berbequins e para que são usados.

Muitos se perguntam a diferença entre um berbequim de percurssão e um berbequim aparafusador, se quiser deixar as dúvidas, continue a ler!

  • Tipos de berbequim

Um berbequim aparafusador é um berbequim desenhado para parafusar e desaparafusar.

Graças a estes berbequins aparafusadores e a adaptação de uma ponta de aparafusar, poderemos mecanizar e acelerar todos os tipos de trabalhos de aparafusar e desenroscar.

Por outro lado, o berbequim de percurssão é um berbequim desenhado com função de percussão, que, além da rotação, a broca oferecerá um pequeno martelamento para facilitar o trabalho.

Esta função de percussão é vital se formos perfurar superfícies duras como cimento, parede, etc. Por outro lado, se realizarmos apenas aparafusamento ou trabalho de perfuração em materiais de dureza não excessiva, isso não será necessário.

  • Que berbequim utilizar

Ao comprar um berbequim profissional, é importante fazer a si mesmo duas perguntas chave:

  • Que tipo de tarefas vamos realizar e sobre que tipo de materiais vamos trabalhar?
  • Com que frequência vamos utilizar o berbequim?

Deve escolher um berbequim de acordo com as características necessárias que precisa, dependendo do tipo de tarefas a serem executadas e dos materiais com os quais iremos trabalhar. Desta forma, podemos concluir que:

  • Para aparafusar ou furar superfícies que não sejam duras como tijolo → Berbequim aparafusador
  • Se procura um berbequim para cimento ou para perfuração em superfícies duras como paredes → Berbequim de percussão

Limpeza profissional 

As ferramentas elétricas podem ser um grande aliado da oficina quando se trata de oferecer um serviço completo aos seus clientes. Se, além de repararmos um veículo, queremos deixá-lo quase como novo, podemos adquirir uma hidrolimpadora e um aspirador profissional para garantir uma limpeza sem precedentes.

Gama de ferramentas eléctricas da Blinker 

Na Blinker, temos uma ampla gama de ferramentas elétricas com mais de 2.000 artigos entre consumíveis e acessórios para ferramentas. Sob a nossa marca Wählen e como distribuidor da marca americana Milwaukee, oferecemos aos nossos clientes tudo o que precisam para oferecer um serviço profissional nos seus trabalhos.

Preparámos um vídeo em que lhe mostramos algumas das possibilidades da nossa gama de ferramentas elétricas. Clique para ver!

Chegámos ao fim do nosso post sobre as ferramentas elétricas, agora é a sua vez. Qual é a ferramenta elétrica mais usada no seu dia a dia? Que outros usos podem ter as ferramentas que vos apresentamos? Diga-nos abaixo nos comentários de este post!