Vai voltar a conduzir o seu veículo após ter estado parado durante um longo período de tempo? Se assim for, é imprescindível fazer uma revisão geral prévia para evitar futuras avarias.  No post de hoje iremos dar-lhe algumas recomendações acerca da manutenção do seu veículo para que este volte a circular de novo nas melhores condições. Continue a ler!

Recomendações previas

Em primeiro lugar, devemos ter em conta se o veículo esteve estacionado na rua ou se esteve mais protegido numa garagem.

Se o veículo esteve estacionado na rua, é normal que devido às condições meteorológicas, o pó e a sujidade ambiental nos impeçam de ter uma boa visibilidade através dos vidros, por isso será necessário limpar completamente a parte exterior do veículo. Antes de proceder à limpeza do mesmo, devemos verificar se os espelhos retrovisores, os faróis, os farolins, ailerons e guarda-lamas estão em boas condições para que o veículo circule até ao local onde de irá realizar essa mesma limpeza.

Limpeza do veículo

Se o veículo esteve numa garagem, é provável que o exterior apresente um melhor aspeto e não necessite de ser lavado, mas mesmo assim relembramos que é sempre recomendável manter o exterior do veículo limpo de modo a preservar o bom estado da pintura e restantes elementos.

Também podemos realizar a limpeza do interior do veículo, reforçando a mesma nos seguintes elementos:

  • Tablier
  • Espelho retrovisor interior
  • Porta-luvas
  • Travão de mão
  • Volante e manetes
  • Os apoios de braço
  • Fixadores do cinto de segurança
  • Puxador de portas e
  • Chaves

Deixe o seu carro impecável

Após a limpeza, procedemos à verificação dos outros componentes do veículo que estiveram com o motor parado.

Pressão dos pneus

É importante verificar a pressão dos pneus, e certificar-nos que estão com a pressão indicada, verificar que não estão deformados e que não apresentam rachas causadas pela falta de pressão e pelo estacionamento prolongado.

Nível de carga da bateria do veículo

Em relação à bateria, é possível que esta se encontre sem carga pelo facto de o veículo ter estado parado, por este motivo não conseguiremos efetuar o arranque do motor. É sempre bom ter consigo um arrancador de baterias, cabos de encosto ou o telefone da assistência, caso seja necessário. Verifique também o estado dos bornes da bateria uma vez que existe a possibilidade de terem oxidado.

Antes de circular novamente com o veículo, verifique também se todas as luzes do veículo funcionam corretamente e substitua as lâmpadas caso seja necessário.

Nível dos líquidos

É muito importante a verificação dos níveis: nível de óleo do motor, líquido de refrigeração, água dos limpa-para-brisas e ainda o óleo dos travões, reponha os que não estiverem a nível.  No caso dos travões, podemos verificar rapidamente pressionando o pedal do travão para garantir que a sensação é a mesma ou, se, pelo contrário, ao pisar o pedal este se afunda em excesso e se nota uma sensação esponjosa.

Também é recomendável mover o veículo alguns metros e verificar se a área onde esteve estacionado apresenta vestígios de perda de qualquer um destes líquidos.

Ar Condicionado do veículo

E por fim, verifique o funcionamento do ar condicionado, uma vez que a falta de uso poderá ter dado origem a obstruções, sujidade, maus odores ou humidade. Pode utilizar um higienizante de ar condicionado e um tratamento de habitáculos para uma correta limpeza e higienização. Estes produtos vão eliminar as bactérias e os maus odores das superfícies e das condutas do sistema de AC causados ​​por fungos e micro-organismos.

Após ter realizado a manutenção do veículo e ter colocado o motor em funcionamento, recomendamos que o mantenha ao ralanti por alguns minutos; faça-o sem acelerar, apenas com o veículo ligado, para que todos os elementos funcionem e se lubrifiquem bem. Se possível, conduza alguns quilómetros para verificar se tudo funciona corretamente e se não há ruídos estranhos. Verifique também a configuração dos componentes eletrónicos, pois estes podem estar desconfigurados caso tenha ficado sem bateria ou esta tenha sido desconectada.

Se não é especialista em mecânica, recomendamos que leve o seu veículo a uma oficina especializada para uma revisão mais profunda; lá podem ser adicionados aditivos de alta qualidade ao seu veículo que melhoram o desempenho do mesmo.

 

 

Se seguir estes conselhos de manutenção, evitará possíveis avarias no veículo e este estará novamente em boas condições de circular!