No mercado, podemos encontrar um grande número de fitas adesivas de diferentes tipos, formatos e materiais. Pensar que todos os tipos de fitas adesivas são iguais e que servem para tudo é cair num erro bastante frequente. A escolha de uma fita pode significar o sucesso ou fracasso do nosso trabalho.

Dependendo da sua aderência e aplicação, podemos distinguir dois tipos de fitas: fitas adesivas de uma face e fitas adesivas de dupla face. No post de hoje, mostraremos as principais fitas adesivas de uma face disponíveis no mercado.

Vantagens das fitas adesivas

As fitas adesivas oferecem enormes vantagens como sistemas de união, proteção e vedação e, por este motivo, são um dos produtos mais utilizados em todos os setores.

  • Permitem unir materiais de diferentes composições e tamanhos
  • Permitem realizar uniões temporárias, permanentes e até reposicionáveis.
  • Eliminam a corrosão produzida durante o processo de união entre dois metais com potencial galvânico diferente (por ex. aço com alumínio)
  • São uma excelente solução de vedação.
  • Não causam qualquer tipo de deformação ou agressão nas peças onde são aplicadas.
  • Aumentam a resistência contra choques e impactos.
  • Oferecem uma maior resistência ao uso prolongado, aumentando a vida útil do produto.
  • Reduzem ruídos e vibrações e
  • Possuem propriedades elétricas como condutores de energia ou isolantes, graças à incorporação de aditivos.

Fitas adesivas de uma face 

  • Fita De Pintura

As fitas de pintura são fitas flexíveis e moldáveis ​​que podem ser cortadas manualmente. Utilizam-se em trabalhos de isolamento e para cobrir, não deixam resíduos ao serem removidas nem danificam a superfície. Podemos distingui-las de acordo com o grau de temperatura a que resistem, 60ºC, 80ºC e até 100ºC.

  • Fita Americana 

A Fita Americana possui um suporte de tecido revestido com polietileno e adesivo de borracha natural. É uma fita de elevada aderência, flexibilidade e resistência. É utilizada principalmente para realizar reparações temporárias, uniões, fechar caixas, embalar e fixar de perfis.

  • Fita Isoladora De Pvc 

É uma fita indispensável para trabalhos de eletricidade e é utilizada em simultâneo para a fixação e isolamento elétrico, proteção contra humidade e corrosão, e união de cabelagens entre outros.
Para realizar um bom trabalho, é importante utilizar uma fita isoladora de elevada aderência, elasticidade e capacidade de recuperação, que não deixe resíduos depois de ser removida do material e que não propague a chama.

  • Fita Elétrica Têxtil

A fita elétrica têxtil, também essencial para trabalhos de eletricidade, é uma fita para juntas e reparações que precisam de isolamento elétrico, uma vez que é de tecido melhora o isolamento acústico e evita reverberações nas reparações. É uma fita de muito boa aderência e resiste a uma temperatura de 105ºC.

  •  Fita Auto-Vulcanizante

Em primeiro lugar, encontramos a fita de borracha butílica auto-vulcanizante, utilizada para isolar ligações elétricas de alta e média tensão. Este tipo de fita solda-se entre si quando aplicada com tensão, desta forma a junção fica selada e protegida da humidade, transformando-se numa massa homogênea e compacta. É muito resistente às condições meteorológicas, resistente ao ozono e à imersão prolongada na água, incluindo a água do mar, possui uma resistência à temperatura até 100ºC.

E em segundo lugar, encontramos a fita de silicone auto-vulcanizante. Neste caso, o silicone é o material isolante e forma uma proteção à prova d’água e resistente aos raios UV de forma permanente. Possui uma alta flexibilidade para que se adapte a qualquer superfície difícil de isolar. Duradoura e resistente ao envelhecimento, à água e ao ozono e tem uma resistência à temperatura de 200ºC.

  • Fitas De Alumínio

A fita de alumínio é utilizada na vedação de condutas e tubagens em instalações de ar condicionado ou aquecimento, em conexões de saída de fumo em aquecedores e extratores e em aplicações de extração e ventilação de caves. Serve como barreira à humidade, possui ótima aderência e tem uma resistência à temperaturas de até 120ºC.

A fita de polipropileno de alumínio substitui a fita de alumínio naquelas aplicações que exigem um maior alongamento na rutura, pois oferece um alongamento de 110% versus 3,8% da fita de alumínio convencional.

E temos ainda a fita de alumínio/butilo que é uma fita composta por uma massa selante preta de butilo sobre uma lamina de alumínio e com um protetor de papel. É adequada para aplicações exteriores de vedação e impermeabilização e possui uma boa resistência aos raios UV; pode ser aplicada em várias superfícies porque a sua massa adesiva macia adapta-se muito bem a todos os materiais.

  • Fita Adesiva De Borracha

Trata-se de uma fita de isolamento térmico flexível de cor preta, com excelentes propriedades como isolamento acústico e térmico, com alto fator de resistência à difusão do vapor de água. É ideal para vedar juntas de borracha e polietileno, proteção de tubos, vedação de válvulas em instalações de climatização, frio industrial e aquecimento.

fitas

Fita adesiva de borracha

  • Fita PE Para Reparação De Estufas 

Ideal para realizar reparações em estruturas de PVC e PE, como estufas, tendas de campanha, toldos de plástico, etc.  É uma fita específica que reduz consideravelmente o tempo de trabalho neste tipo de reparações. Possui alta resistência aos raios UV, humidade e água doce e salgada.

  • Fita Vedante

Este tipo de fitas possuem uma elevada adesão inicial e muito flexível, podendo ser aplicada em qualquer superfície. Resistente aos agentes atmosféricos e raios UV, são ideais para exterior e podem ser pintadas. Utilizam-se para vedar juntas, fixações, fissuras, gretas, fugas, em todos os tipos de superfícies, plásticas, de madeira, de metal…

  • Fita de embalar

São utilizadas para realizar o embalamento de mercadorias. Os materiais mais comuns são polipropileno (PP) com adesivo acrílico à base de água e PVC com adesivo de borracha natural. A fita de PVC tem como peculiaridade um desenrolamento silencioso, o que torna o trabalho contínuo mais agradável para os trabalhadores.

  • Fita Adesiva Especial Curvas

A Fita adesiva especial curvas é uma fita adesiva de borracha sintética, filme de PVC plastificado, cor de laranja, livre de cádmio, estável a mudanças de temperatura e auto extinguível. É perfeita para aplicações de proteção das peças antes de pintar com um processo de secagem final. Fita muito flexível e adaptável, que permanece colada durante o tempo que for necessário. É removível sem deixar restos ao descolar.

  • Fita Adesiva De Pvc Para Construção

Trata-se de uma fita protetora adesiva altamente resistente a rotura, flexível e fácil de desenrolar, que não deixa resíduos após o curto prazo de utilização ao ar livre. É facilmente cortada à mão e é perfeita para trabalhos de construção, pois permite a aderência ao cimento, gesso, madeira, metal e plástico, entre outros materiais

fitas

Fita adesiva de pvc para construção

  • Fita De Marcação De Solos

Esta fita está enquadrada no âmbito da segurança. Utilizada para sinalizar o trânsito de pessoas e veículos, substitui a pintura uma vez que a sua aplicação é feita de forma rapida, simples e limpa. Se for necessário fazer uma modificação ou reparação na marcação, descolamos a fita com facilidade e colocamos uma nova sem deixar resíduos.

  • Fita antiderrapante

A fita antiderrapante é outro elemento de segurança para o nosso local de trabalho. Transparente de PVC, aplica-se para prevenir escorregadelas e quedas em escadas, rampas, zonas de movimento, zonas húmidas ou gordurosas. É aplicada de forma rápida e fácil e é muito duradoura, pois apresenta uma ótima capacidade de aderência e resistência à água. Pode ser utilizada em ambientes internos e externos e é muito fácil de limpar.

No vídeo seguinte pode ver detalhadamente todas as fitas adesivas de uma face descritas anteriormente. Clique no Play!

Brevemente estará disponível no nosso Blog a segunda parte do post sobre fitas adesivas, em que iremos falar das fitas adesivas de dupla face. Não perca!