O vestuário de alta visibilidade não é simplesmente uma variedade de roupas de trabalho, mas sim um EPI e, como tal, é regido pelos seguintes regulamentos:

Normativa

O Equipamento de Proteção Pessoal é entendido como «qualquer dispositivo ou meio que colocado ou que uma pessoa o tenha, com o objetivo de proteger contra um ou vários riscos que possam ameaçar a sua saúde e segurança».

O vestuário de alta visibilidade é a primeira linha de defesa porque permite diferenciar o seu usuário do ambiente, sempre protegendo a sua vida e sua integridade física. O vestuário de alta visibilidade destina-se a tornar o utilizador visível com qualquer tipo de luz quando visto pelos condutores de veículos ou outro equipamento mecanizado em condições diurnas e depois de ser iluminado por faróis no escuro.

  • EN ISO 13688

Esta norma especifica os requisitos gerais de ergonomia, segurança, durabilidade, envelhecimento, designação de tamanhos e marcação de roupas de proteção e proporciona as informações que o fabricante deve fornecer.

  • EN ISO 20471

Esta norma internacional especifica os requisitos para roupas de alta visibilidade capazes de sinalizar visualmente a presença do usuário.

Quando se devem usar?

Em trabalhos que são realizados em vias públicas durante horários especiais (ao amanhecer, anoitecer ou à noite).

Nas obras que são realizadas dentro de estabelecimentos industriais, próximo de veículos ou máquinas.

Quando um operador vai trabalhar em veículos não motorizados ou motocicletas.

São classificados em três categorias

  • Classe 3: nível mais alto

É o nível mais alto de proteção. Necessário para pessoas que trabalham em autoestradas e estradas com velocidades superiores a 80 km / h, aeroportos ou nas proximidades.

Devem incorporar um mínimo de 0,80 m2 de material de fundo e 0,20 m2 de material refletor (4 metros de fita refletora de 5 cm de largura)

  • Classe 2: nível intermédio

É necessário para pessoas que trabalham em estradas e áreas onde NÃO se circule a mais de 80 km / h e veículos de entrega. Devem incorporar um mínimo de 0,50 m2 de material de fundo e 0,13 m2 de materiais refletores (2,60 metros de fita refletora de 5 cm de largura)

  • Classe 1: nível mínimo

Nível mínimo de proteção exigido para pessoas que trabalham em estradas privadas ou para roupas que devem ser usadas com outras roupas de maior proteção. Devem incorporar um mínimo de 0,14 m2 de material de fundo e 0,10 m2 de material refletor (2 metros de fita refletora de 5 cm de largura)

Recomenda-se em atividades com veículos ou equipamentos que a sua velocidade não exceda os 40 km / h.

A Alta visibilidade Blinker

Na Blinker temos uma gama completa de roupas de alta visibilidade, como sempre com excelente qualidade, um design moderno e funcional para cobrir todas as necessidades. Podemos destacar o casaco Softshell, com tecidos de última geração que nos oferecem um produto de alta performance, à prova de vento, impermeável, respirável, leve e com um ótimo design. Para temperaturas mais baixas, também temos parkas convertíveis e forros polares.